A problemática das afluências indevidas é reconhecida pelas entidades gestoras dos sistemas urbanos de água como uma causa importante para a deterioração do desempenho funcional e económico dos sistemas, com reflexos na qualidade de serviço e na sustentabilidade das entidades gestoras.

Na sequência da primeira edição que decorreu em 2016/2017, o LNEC vai promover a 2ª edição da iAFLUI – Iniciativa Nacional para o Controlo de Afluências Indevidas em 2019/2021, dirigida tanto a entidades que queiram participar pela primeira vez (perfil base) como a entidades que, tendo participado na 1ª edição, têm interesse em consolidar o trabalho desenvolvido (perfil aperfeiçoamento).

A temática da iAFLUI encontra-se alinhada com o PENSAAR2020 e com as políticas públicas associadas ao POSEUR, contribuindo para a capacitação das entidades participantes para melhor se posicionarem no setor. A iAFLUI (iaflui.lnec.pt) segue o modelo de outras iniciativas LNEC (por exemplo, www.iniciativagpi.pt e www.iperdas.pt), de mérito já reconhecido com a atribuição de prémios internacionais.

A iAFLUI 2019 | 2021 terá uma duração de 24 meses (maio 2019 – abril 2021), e prevê uma componente especificamente direcionada para a monitorização, sendo reforçada a componente de formação em áreas de apoio ao diagnóstico e à decisão.

As entidades interessadas deverão contactar a equipa de projeto (rsbrito@lnec.pt ou mcalmeida@lnec.pt) para conhecimento das condições específicas de participação e informação adicional.

Categories: Iniciativas LNEC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *